quarta-feira, 9 de maio de 2012

Escola Cel. Artur Borges comemora aniversário de Mato Grosso com evento na Escola

aert (24)A Escola Cel. Artur Borges, em Rosário Oeste, realizou desde o dia 07/05 os preparativos em comemoração a Semana de Mato Grosso. O evento é alusivo ao aniversário de nosso Estado de Mato Grosso que acontece no dia 09 de maio.

Neste dia, Mato Grosso comemora o aniversário de 262 anos. A data escolhida faz referência ao dia em que o Rei D. João V criou a capitania de Mato Grosso, através da Carta Régia, 09 de maio de 1748. A criação da capitania, apesar de ocorrer após a fundação de Cuiabá, marca efetivamente a criação do Estado.

O evento tem o apoio da SEDUC em todas as 715 escolas estaduais existentes no Estado.

Aqui em Rosário Oeste, a escola Cel. Artur Borges abordará temas como ética, cidadania, diversidade (cultural, étnica, lingüística, religiosa e sexual, entre outras), e, em especial, a questão da identidade mato-grossense e a cultura regional.

Estes trabalhos consistem em diversas ações, como a formação de professores, a abordagem interdisciplinar destes temas com a formulação de grades curriculares adaptadas às questões regionais, e a confecção de materiais específicos sobre o tema.

A Secretaria de Estado de Educação sugere à todas as escolas que levem em consideração três aspectos principais durante a realização da Semana de Mato Grosso, considerando que sejam eles fundamentais para a “construção/revitalização” de qualquer identidade cultural:

Terra – (Questões do meio ambiente, com os três ecossistemas existentes no Estado, o turismo ecológico e toda a diversidade ambiental existente em Mato Grosso, bem como as divisas territoriais com outros países, terras indígenas e parques de preservação nacional.);

Língua – (Ressaltar o falar Cuiabano, bem como o falar mato-grossense, com as influências indígenas, africanas, portuguesas e, por último, as migrações de outros Estados do país, especialmente da região Sul e Nordeste.);

Diversidade Étnica – (Buscar a caracterização do povo mato-grossense, em primeiro lugar valorizando as 42 etnias indígenas presentes em nosso Estado, posteriormente a Cuiabania que mescla fortemente as três etnias básicas nacionais (indígena, negra e portuguesa) e, por último, os novos mato-grossenses, que vieram de outros Estados para cá.

Redação: Manoel Netto

Veja abaixo, fotos tiradas durante a semana na escola

aert (24)  aert (25)aert (27)  aert (28)aert (29)  aert (30)aert (31)  aert (32)aert (33)  aert (1)aert (2)  aert (3)aert (4)  aert (5)aert (6)  aert (7)aert (9)  aert (10)aert (11)  aert (12)aert (13)  aert (15)aert (16)  aert (17)aert (18)  aert (19)aert (20)  aert (21)aert (22)  aert (23)


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente, mas seja responsável ao formular o seu comentário. Informe sempre o seu nome e para quem é destinado o comentário. Comentários ofensivos serão excluídos.